sexta-feira, 11 de abril de 2014

Curitiba vacina mais de 70% das meninas contra HPV

Um mês após o início da vacinação contra o HPV em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde já vacinou 27.459 meninas de 11 a 13 anos, o que corresponde a 70,2% do total do público alvo. A vacinação está sendo feita nas 109 unidades básicas de saúde e entrou em 2014 para o calendário regular de vacinas, passando a ser ofertada durante todo ano.
A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV) que é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
“Nossa meta é vacinar 80% das 39.125 meninas que estão nesta faixa etária e nos surpreendemos com a procura. Agora, é importante que os pais que ainda não vacinaram levem suas filhas nas unidades básicas e os outros fiquem atentos para a data da segunda dose que será daqui seis meses e a terceira após cinco anos”, ressaltou Juliane Oliveira, diretora de Epidemiologia da Secretaria.
Proteção
A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Mas é importante ressaltar que ela não substitui os outros meios de prevenção, como o uso da camisinha e exames ginecológicos.
“É importante que essas meninas, quando iniciarem a vida sexual, tenham em mente que esta é apenas mais uma maneira de se prevenir, mas que as outras não podem ser jamais deixadas de lado”, frisa Juliane.
Em 2015, de acordo com o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a vacina passa a ser oferecida para meninas entre 9 e 11 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário