quarta-feira, 23 de abril de 2014

Conferências nas regionais abrem discussão sobre Sistema Municipal de Cultura

A Regional do Boqueirão realiza nesta quarta-feira (23), às 18h30, a primeira de uma série de Conferências Regionais de Cultura, que fazem parte do debate sobre a lei do Sistema Municipal de Cultura de Curitiba, que a Prefeitura deve encaminhar para a Câmara Municipal no segundo semestre. O encontro, na Rua da Cidadania (Av. Marechal Floriano, 8.430 – Terminal do Carmo), é preparatório para a Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, marcada para 29 de maio a 1º de junho.
A Conferência Extraordinária será precedida de conferências regionais, setoriais e conferências livres, para debates sobre o texto básico da lei e eleição de coordenadores dos fóruns e delegados para a etapa final. O prazo para a realização das conferências setoriais e regionais vai até 25 de maio.
Estão agendadas conferências regionais na CIC (26/4), Santa Felicidade (14/5) e Cajuru (17/5), e conferências setoriais das Etnias Radicadas em Curitiba (17/5), Cultura Afro-brasileira (25/5) e Cultura Indígena (9/5). 
De acordo com Elton Barz, assessor de Assuntos Institucionais da Fundação Cultural de Curitiba e coordenador da Conferência Extraordinária, o Sistema Municipal de Cultura deve ser implementado como condição para Curitiba aderir ao Sistema Nacional de Cultura. “Temos um calendário definido até 2015, quando concluiremos nosso Plano Municipal de Cultura, que se constitui num documento de metas e diretrizes para as políticas públicas de cultura para um período de 10 anos”, afirma Barz.
A participação popular e democrática nas discussões é um dos aspectos importantes do processo. “A participação cidadã é um dos vértices do Sistema Municipal de Cultura. Quando concluído o processo, com a aprovação na Câmara Municipal de Curitiba, o nosso Conselho Municipal de Cultura será, além de consultivo, deliberativo e fiscalizatório. Teremos os marcos regulatórios do nosso sistema, como a constituição dos fóruns setoriais e regionais e a configuração dos nossos instrumentos de fomento e incentivo”, explica.
Dentro do Sistema Municipal de Cultura uma parte importante é o Sistema Municipal de Financiamento da Cultura, que será debatido na Conferência Extraordinária. O Conselho Municipal de Cultura ficou responsável por esse estudo e criou uma comissão auxiliar para levantar novas propostas nesta área.  
1ª Conferência Municipal Extraordinária de Cultura
CONSTRUINDO O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA
15 de abril a 26 de maio: prazo para realização das Conferências Regionais, Setoriais e Livres. Cada Conferência será acompanhada pelo Conselho Municipal de Cultura.
Fóruns Setoriais:
01. Fórum Setorial de Artes Visuais;
02. Fórum Setorial de Design;
03. Fórum Setorial de Artesanato;
04. Fórum Setorial de Audivisual;
05. Fórum Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo;
06. Fórum Setorial de Música;
07. Fórum Setorial de Teatro;
08. Fórum Setorial de Dança;
09. Fórum Setorial do Circo;
10. Fórum Setorial de Artistas de Rua;
11. Fórum Setorial de Cultura Afro Brasileira;
12. Fórum Setorial de Cultura Indígena;
13. Fórum Setorial das Etnias Radicadas em Curitiba;
14. Fórum Setorial do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas.

Fóruns Regionais:
01. Fórum Regional do Boa Vista;
02. Fórum Regional de Santa Felicidade;
03. Fórum Regional da Matriz;
04. Fórum Regional do Portão;
05. Fórum Regional do Cajurú;
06. Fórum Regional do Boqueirão;
07. Fórum Regional da CIC;
08. Fórum Regional do Pinheirinho;
09. Fórum Regional do Bairro Novo.

29 de maio: Abertura da etapa final da Conferência Extraordinária.
30 de maio: Debate do Regimento Interno da etapa final.
31 de maio: Trabalho em grupo: Eixo 1- Implementação do Sistema Municipal de Cultura; Eixo 2 – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Eixo 3 – Cidadania e Direitos Culturais; Eixo 4 – Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
1º de junho: Plenária Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário