sexta-feira, 11 de abril de 2014

Conjuntos habitacionais no bairro Cachoeira em Curitiba ficam prontos neste semestre para atender mil famílias

Mil famílias inscritas no programa de habitação do Município estarão de casa nova ainda neste semestre com a entrega dos conjuntos habitacionais Aroeira e Imbuia, no bairro Cachoeira. O período de entrega dos conjuntos foi confirmado na noite desta quinta-feira (10), durante a realização da consulta pública sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 (LDO)  na regional Boa Vista.
“Esses conjuntos habitacionais são mais uma importante obra na regional, que ganhará mais investimentos neste ano com o retorno das intervenções no Terminal Santa Cândida, a entrega de duas trincheiras no Cristo Rei e, dentro de algum tempo, do viaduto sobre a Avenida Affonso Camargo. Também estamos programando para o segundo semestre a licitação das intervenções para a Linha Verde Norte”, disse o prefeito Gustavo Fruet durante a consulta, realizada no Centro Pastoral João Paulo II, no bairro Tingui.
De acordo com o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, a os conjuntos Aroeira e Imbuia representam uma conquista não só para a regional Boa Vista, mas para Curitiba. “Uma cidade que tem 76 mil famílias na fila do programa de  habitação e que , de uma vez só, atende mil famílias, é um fato a ser comemorado”, disse.
Segundo Rodrigues, houve um grande esforço da administração municipal para viabilizar esse conjunto, já que a parte de infraestrutura, como pavimentação, drenagem, linha de ônibus, escola, creche está sendo feita pela Prefeitura. Das mil famílias que serão atendidas, 440 são oriundas de áreas de risco. “Ao mesmo passo que entregamos uma moradia digna, retiramos uma família moradora em beira de rio”, disse Rodrigues.
Participação
Das 350 pessoas que estiveram na consulta do Boa Vista, 133 foram atendidas pessoalmente pelos secretários municipais e pelo prefeito. Além da participação presencial, mais 51 mil pessoas interagiram com os servidores da Prefeitura através das mídias sociais, pelo Facebook e Twitter.  
O aposentado Adolfo Fantim, morador há 44 anos na região, propôs sugestões para a implantação de asfalto em algumas regiões. “Falei ao prefeito o que tinha pra falar e estou satisfeito. Foi positiva nossa conversa”, afirmou.
Além da habitação, as áreas de saúde e esporte também foram bastante lembradas pela população durante o encontro. O presidente da Associação Amigos da Vila Diana, Celeste Emanoel da Luz, compareceu à audiência para saber mais informações sobre obras na região e gostou do novo formato da consulta pública. “Foi uma conversa proveitosa. Pedi melhorias na saúde, segurança e creche”, comentou. 
O funcionário público estadual Eurigenes Bitencourt também quis saber sobre melhorias nas unidades de saúde da região, principalmente a US Tarumã. “Minha reivindicação é sobre a possibilidade de construção de uma nova unidade ou reconstrução da unidade Tarumã, que é muito pequena para atender toda a demanda”, contou.      
Tanto Celeste quanto Eurigenes puderam ouvir boas notícias do secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, principalmente em razão da futura construção do Hospital Norte e também da reforma de unidades de saúde e ampliação do horário de atendimento. “Estamos trabalhando para fazer a contratação do projeto do Hospital Norte ainda este ano, com inicio de execução das obras em 2015 e expectativa de entrega no ano seguinte. É uma obra complexa e que envolve uma quantidade grande de recursos, mas já conseguimos garantir 30 milhões do Ministério da Saúde, através de um convênio assinado”, explicou o secretário. “É uma reivindicação antiga e há necessidade da região norte da cidade de ter um hospital que atenda a área do trauma nos mesmos moldes do Hospital do Trabalhador. Serão 200 leitos, sendo 30 leitos de UTI e com perfil de hospital cirúrgico”, complementou.
Quanto à Unidade de Saúde Tarumã, o secretário comentou sobre a possibilidade da extensão do horário de atendimento necessário para atender uma demanda, que cresceu junto com o aumento populacional da região. “Já reformamos 30 unidades de saúde na cidade e outras 70 serão reformadas ao longo deste ano e 2015. Ampliamos o horário de atendimento nas unidades do Bairro Alto e Pilarzinho e no Tarumã estamos estudando essa ampliação e horário de atendimento até as 22 horas”, concluiu.
Para o esporte, a boa noticia é que o Clube da Gente deverá sair do papel no próximo ano. “Conseguimos retomar o projeto depois de alterações necessárias no projeto anterior. Concluído este processo, corremos para licitar a obra no máximo em julho próximo”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aloísio Dutra Júnior.  
O Clube da Gente vai ser também uma das sedes integrantes do Programa Portal do Futuro, principal programa da atual administração voltado ao jovem. “O Clube da Gente deverá receber além das estruturas de esporte e lazer, estruturas de cultura, trabalho e emprego e, principalmente, ações voltadas ao protagonismo juvenil”, afirmou. A previsão de execução da obra é de 15 meses.
Confira a data e locais das próximas audiências:
Pinheirinho - 14/04 - segunda-feira das 19 às 21h
Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de A. Vieira - Rua Leon Nicolas, s/nº - Pinheirinho
Boqueirão - 15/04 - terça-feira das 19 às 21h
SEST/SENAT - Rua Salvador Ferrante, 1440 (próximo à Rua da Cidadania) - Boqueirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário