segunda-feira, 31 de março de 2014

Viaduto estaiado passa por últimos ajustes antes da liberação para o tráfego

O viaduto estaiado, no cruzamento da Avenida das Torres com a Rua Coronel Francisco H. dos Santos, está em fase final de construção e deve ser liberado para o trânsito nos próximos dias. O tráfego nas pistas que passam por baixo do viaduto foi liberado no fim de semana.

O elevado, que faz parte das obras do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, financiadas pelo PAC da Copa, já teve fixados seus 21 cabos de sustentação (estais), que agora passam por uma revisão final, antes de a obra ser entregue à população.

No último mês foram concluídas as obras de pavimentação das pistas e dos acessos de ambos os lados. Também estão em fase final as calçadas para pedestre e a ciclovia.

O viaduto estaiado tem 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, além de ciclovias e calçadas laterais para pedestres. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. O mastro tem 74 metros de altura, com 21 estais de sustentação.

As obras no corredor Aeroporto-Rodoferroviária estão todas em andamento e dentro do cronograma, que prevê a entrega para o final de maio. Em outubro do ano passado foi concluída a primeira destas obras, a trincheira da Rua Guabirotuba. Estão em obras mais quatro trechos de pavimentação, todos iniciados em janeiro. O investimento total na obra do corredor é de R$ 145 milhões do PAC da Copa.

Marechal Floriano

Outra importante obra de mobilidade programada para a Copa do Mundo é o corredor Marechal Floriano. A avenida está sendo revitalizada para se transformar numa alternativa de ligação com o Aeroporto Afonso Pena.

Uma das obras mais importantes do corredor, a reforma do viaduto sobre a linha férrea, está em fase adiantada, com 85% dos trabalhos concluídos. A previsão é de que, nos próximos dias, comece o asfaltamento da pista, no sentido São José dos Pinhais. Após a conclusão desta fase, o tráfego será liberado em todo o trecho até a divisa com a cidade vizinha. A pista no sentido Curitiba ainda está em fase concretagem e será liberada posteriormente.

O viaduto passa por sua primeira reforma, desde que foi construído na década de 70. Estão sendo investidos R$ 23 milhões na ampliação do elevado, que terá 27,80 metros de largura e mais quatro faixas de rolamento.

Cronograma ajustado

Durante o ano passado, a Prefeitura trabalhou para colocar as obras em seu cronograma normal. Para isto, foram feitos alguns ajustes nos contratos e projetos e relicitações de alguns trechos. Com isso, foi possível retomar e entregar algumas obras que estavam em ritmo lento ou paralisadas.

Em outubro foi liberada para o trânsito a trincheira da Rua Guabirotuba, o que ajudou a melhorar o tráfego na confluência com a Avenida das Torres. Em janeiro, o prefeito Gustavo Fruet inaugurou as trincheiras das ruas Governador Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, na Linha Verde Norte.As duas obras formam um binário que integra os bairros Jardim Botânico e Capão da Imbuia.

Prosseguindo no esforço de entregar o mais rápido possível as grandes obras, a Prefeitura liberou na última quinta-feira (27) o tráfego na trincheira da Avenida Winston Churchill, que estava fechada desde agosto do ano passado, devido às obras de alargamento das pistas da Linha Verde.

“Foi necessário um grande esforço para ajustar contratos, retomar obras e pagamentos. Mas, passada esta etapa, retomamos o ritmo normal e os compromissos com a população vão sendo cumpridos”, afirma o prefeito Gustavo Fruet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário