segunda-feira, 24 de março de 2014

Profissionais da Educação são capacitados para atuar na prevenção contra as drogas

Cerca de 600 profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba participam de um curso multidisciplinar voltado à prevenção do uso de drogas. O conteúdo trabalhado durante o curso atingirá diretamente 8 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com idades de 10 a 14 anos. As aulas, que tiveram início nesta segunda-feira (24), se estendem até agosto, em encontros mensais.
A capacitação, que soma 20 horas/aula e é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais da Defesa Social, Saúde e Educação, começou a ser elaborada há um ano. A ação faz parte de um projeto maior, financiado pelo Fundo Nacional Antidrogas, do Ministério da Justiça, com recursos de R$ 1 milhão.
O curso tem em seu conteúdo aulas de legislação e políticas sobre drogas no Brasil; noções básicas em dependência química e ação e classificação das drogas. Também fazem parte do currículo conceitos e abordagens em prevenção do uso de drogas, rede de atenção básica à saúde e assistência social. Entre os ministrantes estão médicos, advogados e profissionais da Política Sobre Drogas do Município.
“Nossa maior preocupação é alcançar o público que está na faixa etária de maior risco entre a comunidade escolar, que são os adolescentes”, disse o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, Diogo Busse. “Ampliar o conhecimento destes jovens em relação ao tema permitirá que tenham mais habilidade para saber lidar com situações reais”.
Uma das participantes do curso, a professora Rita de Cássia Borges, que leciona nas escolas municipais Maria Clara Brandão Tesseroli e Alberto Schweitzer, falou sobre a importância de orientar corretamente os jovens. “Infelizmente, a questão das drogas é um problema que passa muito perto da maioria deles”, disse. “Espero, durante o treinamento, aprender a observar, detectar, trabalhar com cada caso e poder ajudar”.
Os professores escolhidos para participar da capacitação irão atuar como mediadores e multiplicadores do aprendizado. “O treinamento tem caráter preventivo e vai ajudar nossos alunos a terem melhor discernimento para fazerem boas escolhas e, consequentemente, serem melhores cidadãos”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Curitiba Cuida
No ano passado, a Prefeitura de Curitiba criou a rede Curitiba Cuida, que envolve vários setores do poder público e da sociedade civil e promove um novo enfoque para o assunto, além de uma ampliação na rede de atenção.
“O foco não é a repressão, mas a prevenção e a inclusão social das pessoas”, explicou Busse. Para isso, a Prefeitura prioriza três frentes: a prevenção, o tratamento e a reinserção social. “A prevenção é a melhor forma de reduzir os custos sociais”, comentou.
Além da capacitação voltada à rede municipal de ensino, a Rede Curitiba Cuida trabalha em várias outras frentes. No ano passado teve início um treinamento específico para servidores e líderes comunitários. Durante o ano de 2013, 698 pessoas passaram pelas aulas e já atuam como multiplicadores junto à população

Nenhum comentário:

Postar um comentário