quinta-feira, 27 de março de 2014

Programa Acesso completa um ano com 400 usuários e 8 mil atendimentos realizados

O Programa Acesso completou um ano de atividade com mais de 8 mil atendimentos realizados até fevereiro e 400 usuários cadastrados em todas as nove administrações regionais de Curitiba. O serviço oferece transporte especial para pessoas que têm dificuldade de locomoção. O aniversário do Acesso foi comemorado na tarde desta quinta-feira (27) na Regional Fazendinha/Portão.


Desde seu início, em março de 2013, o programa ampliou a mobilidade de pessoas com deficiência severa, que devido a barreiras físicas e atitudinais (preconceito e falta de informação) não possuem as condições necessárias para se locomover em outros meios de transporte público.


“O Acesso é um programa do qual temos orgulho. Com ele foi possível a locomoção das mais de 400 pessoas com deficiência. Isso nos motiva, nos emociona e vamos sempre trabalhar para que o Acesso continue atendendo a todos que precisam”, disse o prefeito Gustavo Fruet, que foi presenteado com um quadro por um dos usuários do Acesso.


O programa foi implantado inicialmente na regional Pinheirinho em março de 2013, e depois nas regionais Cajuru, Boa Vista, Bairro Novo e Santa Felicidade. Foi consolidado em agosto, com a integração das regionais Boqueirão, CIC, Matriz e Portão.


Ana Berthier, de 53 anos, destacou que o Acesso melhorou sua vida. “Só tem elogios para este programa. Antes eu utilizava o táxi, carona e devido a minha deficiência era muito difícil utilizar o transporte coletivo. O Acesso é essencial para minha vida, para a inclusão e para todos que precisa se reabilitar”, disse Ana, que utiliza o serviço duas vezes por semana para realizar fisioterapia e fonoaudiologia.


“O Acesso é o direito de ir e vir para todos os cadastrados. É um serviço que tem trazido benefícios na reabilitação das pessoas e isso é um ganho para a cidade que mostra seu comprometimento com a inclusão”, disse a secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.


O serviço é gratuito e funciona de porta a porta: apanha a pessoa com deficiência em sua casa, conduz até o serviço de que ela precisa e a deixa em casa quando o atendimento tiver terminado. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.


Estiveram presentes no evento os administradores das regionais Boa Vista, José Ribeiro; Boqueirão, Augusto Meyer Neto; CIC, Everton Vargas Pinto; Pinheirinho, Edgar Otto Hauber; Portão, Marco Mello; Santa Felicidade, Maria José Serenato e ainda a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli e a presidente da Agência Curitiba de desenvolvimento S/A, Gina Paladino.


Quem pode usar o Acesso


Pessoas com deficiência, com restrições de movimento, autonomia e/ou comportamento, que não conseguem utilizar o transporte comum; com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo nacional e que tenha residência em Curitiba.


Como se credenciar


A pessoa com deficiência ou seu responsável entra em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de casa. Leva cópias do documento de identidade e do laudo ou declaração médica da deficiência (emitido até dois anos antes).


O micro-ônibus


Todas as nove administrações regionais contam com micro-ônibus do programa Acesso, com as seguintes características:


- Três espaços para cadeiras de rodas, com cintos de segurança para prender a cadeira e de três pontas para o usuário;


- Dez assentos para passageiros, com dois lugares preferenciais às pessoas obesas (caso não sejam utilizados, os dois assentos acomodam quatro pessoas);


- Plataforma elevatória;


- Bagageiro interno;


- Porta-pacotes;


- Uma cadeira de rodas disponível, para embarcar e desembarcar os usuários;


- Kit de primeiros socorros;


- Catálogo de endereço dos serviços de saúde do município;


- Um telefone celular.


Mais informações


Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pelo telefone (41) 3363-5236 / e-mail: acessopcd@pmc.curitiba.pr.gov.br.

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