segunda-feira, 9 de março de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Prêmio Empreendedora Curitibana irá reconhecer negócios conduzidos por mulheres

A Agência Curitiba de Desenvolvimento lançou nesta segunda-feira (09), no Salão de Atos do Parque Barigui, o Prêmio Empreendedora Curitibana 2015. O lançamento foi feito durante o Seminário Mais sobre a Saúde da Mulher, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher e que integra as comemorações do Dia da Mulher,  em 8 de março.
A premiação tem por finalidade reconhecer os esforços das mulheres empreendedoras da cidade e inspirar novos negócios conduzidos por mulheres. O prêmio é uma parceria da Agência Curitiba, Secretaria Municipal da Mulher, Empreendedorismo Rosa, Fecomércio e Sebrae.
“Curitiba sai novamente na frente ao lançar este prêmio. Nestes dois anos de gestão já constatamos avanços sociais após tomarmos medidas de inclusão e esse prêmio é um incentivo e dá visibilidade às ações de inclusão, capacitação e apoio às mulheres”, afirmou o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
As participantes poderão se inscrever nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Micro e pequenas empresas e Ideia Empreendedora. As inscrições para participar da premiação podem ser realizadas através do site www.agencia.curitiba.pr.gov.br no período de 01 a 31 de maio. Para a inscrição será necessário o preenchimento de um cadastro com dados pessoais, empresariais e um breve relato de sua vida como empreendedora e gestora.
Para se inscrever no prêmio, a empreendedora deverá ter mais de 18 anos, possuir o CNPJ da empresa em seu nome, para a categoria Microempreendedora Individual (MEI) ou constar no contrato social da empresa, para a categoria Micro e Pequenas Empresas, ter pelo menos um ano de exercício fiscal, estar com domicílio fiscal na cidade de Curitiba e comprovar através de documentação as regularidades fiscais e estatutárias.
A cerimônia de reconhecimento da Empreendedora Curitibana ocorrerá no dia 19 de novembro, data escolhida como o Dia Global do Empreendedorismo Feminino pela ONU (Organização das Nações Unidas).  Os três primeiros lugares em cada categoria concorrerão a equipamentos tecnológicos, smartphones, plano de negócios, coaching empresarial entre outros.
A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, explica que a premiação é um reconhecimento às mulheres da cidade que estão se destacando nos negócios. “As mulheres estão empreendendo, administrando, inovando, se realizando profissionalmente, transformando sonho em realidade, enfim, servindo de exemplo para inúmeras outras empreendedoras e estimulando a geração de Novos negócios’, disse.
Perfil
Curitiba tem 57% da população como pessoas economicamente ativas, sendo que 47% destas são mulheres (IBGE/ Censo- 2010). Segundo o IBGE, a mulher assume cada vez mais o papel de responsável pela família. Em 10 anos sua participação subiu de 22,2% (censo de 2000) para 37,3% (2010), no cenário nacional. Em Curitiba cresceu em dez pontos porcentuais o número de mulheres responsáveis por domicílios, passando a 26% das famílias.
As mulheres atuam principalmente nas atividades de vestuário, da beleza e higiene pessoal e dos serviços domésticos. No Brasil, esses três segmentos respondem pela atividade de 49,5% das empreendedoras em estágio inicial e 53,9% das empreendedoras estabelecidas. Nesse tipo de comércio, predomina a venda de produtos de beleza por meio de catálogo, o que é muito difundido no Brasil, segundo a Pesquisa Global  Entrepreneurship Monitor (GEM 2013).
Mesmo existindo oportunidades de emprego formal, atualmente, o porcentual de mulheres que empreendem em Curitiba é superior ao do Paraná e do Brasil. As mulheres têm mais sucesso que os homens em seus empreendimentos, possuem um grau de escolaridade média maior e por elas iniciam-se negócios de menor porte, que obtêm menor lucro líquido e crescem mais lentamente, mas seguramente mais sólidos. Outro fator importante é que elas atuam mais no setor de serviços, o qual cresce em uma velocidade muito superior aos demais e em nossa cidade já representa mais de 82% do PIB.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário