sexta-feira, 20 de março de 2015

CURITIBA - Prefeitura lança projeto das Ruas de Lazer neste fim de semana

A Prefeitura de Curitiba implanta neste fim de semana as três primeiras Ruas de Lazer da cidade. O projeto prevê o fechamento de trechos de vias, que se transformarão em espaços de recreação, prática desportiva e convívio social para a comunidade, geridos por associações de moradores do entorno. O lançamento do programa faz parte das festividades do aniversário de 322 anos de Curitiba.
Neste sábado (21) serão inaugurados dois espaços: o primeiro funcionará, do meio-dia às 17 horas, na Rua Leodoro F. de Castro, esquina com Rua Sebastião Marcos Luiz, no Cajuru. O segundo ocupará um trecho da Rua Sezinando Teixeira de Oliveira - entre as ruas Radialista Souza Moreno e Manoel da Nóbrega -, no bairro Sítio Cercado, na Regional Administrativa do Bairro Novo. A rua ficará fechada entre as 14h e 17h.
No domingo (22), o projeto chega à regional Matriz, no Centro. Será fechado um trecho da Rua São Francisco, entre a Presidente Faria e a Rua Riachuelo, onde as atividades de lazer ocorrerão das 10h às 17 horas.
As Ruas de Lazer fazem parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura vem tomando para incentivar a ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos e reforçar os vínculos entre a comunidade e a cidade. “Isso ajuda a tornar a cidade mais humana e a fazer com que os cidadãos também se sintam responsáveis por ela”, diz o prefeito Gustavo Fruet. Ele lembra que no ano passado uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade permitiu o surgimento da Praça de Bolso do Ciclista numa área da região central que não era aproveitada.
Autogestão
As Ruas de Lazer deverão funcionar todos os fins de semana. A ideia é que as comunidades administrem os espaços, decidindo o dia, horários, e as atividades mais adequadas para cada local.
“O conceito é de autogestão comunitária. A intenção é que a Prefeitura atue como indutora e deixe que a sociedade decida o que deseja para o projeto. Queremos dialogar com a comunidade, para que ela nos diga o quer”, diz o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior.
A Prefeitura de Curitiba dará apoio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, com aulas de capacitação e fornecendo o material de recreação e brinquedos, que permanecerão sob a guarda das comunidades beneficiadas.
Dutra Júnior informa que o projeto deverá ser ampliado ainda este ano, com a criação de novas Ruas de Lazer. A meta é levar o programa para cada uma das nove regionais administrativas. Na continuidade, a Prefeitura pretende criar um canal de diálogo que permita às comunidades solicitar a implantação de novas ruas.
No Cajuru, a gestão da rua será feita pela Associação de Moradores São João Del Rei. A presidente da entidade, Janaína Baptista da Silva, acredita que o projeto tem tudo para ser um sucesso.
“É um projeto inovador que possibilitará a inserção de crianças e jovens carentes na prática de esportes e atividades de lazer. Estamos felizes por poder participar da gestão do projeto. Se depender de nós, vai ser um sucesso”, disse.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário