segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CURITIBA - Prado Velho tem nova rede de ciclofaixas

A Prefeitura de Curitiba está implantando ciclofaixas no bairro Prado Velho, nas ruas Iapó e Imaculada Conceição. O projeto amplia o trecho de ciclofaixa na Rua Imaculada Conceição, que complementava a ciclorrota Portão-PUC até a universidade – além de ampliação, o sentido da ciclofaixa agora segue o sentido normal da via (antes, eram duas quadras na contramão). Uma nova ciclofaixa foi criada na Rua Iapó, também com ligação com a ciclorrota Portão-PUC.
A nova rede de ciclofaixas se estende da Rua Engenheiros Rebouças até a Rua Comendador Roseira – no início de novembro será finalizado o trecho de uma quadra de ciclofaixa na Rua Comendador Roseira, que passou por obras de drenagem. As novas ciclofaixas criam conexões na região da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e no bairro Prado Velho com a ciclovia da Rua Engenheiros Rebouças, que dá acesso à ciclovia da Avenida das Torres, à região da Praça Afonso Botelho e à ciclovia da Rua Conselheiro Laurindo, que por sua vez se conecta à Via Calma da Avenida Sete de Setembro, que dá acesso à ciclovia da Rua Mariano Torres.
“Estamos dando mais uma opção de modal seguro para a PUCPR, que é um grande polo gerador de tráfego de veículos. As ciclofaixas podem ser usadas tanto por estudantes e funcionários da universidade como por moradores da região. A Prefeitura está ampliando e consolidando as conexões da rede cicloviária de Curitiba, o que vai incentivar cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte na cidade”, diz o assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Jorge Brand, o Goura.
As ciclofaixas já estão sendo utilizadas pela comunidade da universidade, que aprova a implantação. “Para mim a grande vantagem é o espaço maior disponível para pedalarmos, muito mais confortável e seguro. Com essas ações da Prefeitura, a ciclomobilidade está tendo mais visibilidade em Curitiba. É importante ter essas estruturas diferenciadas para o ciclista iniciante se acostumar, começar a pedalar e depois se sentir mais seguro para andar em todas as ruas da cidade”, diz Artur Mittelbach, professor de Design da PUCPR.
Segundo ele, mais alunos e professores começaram a usar a bicicleta para vir à unviersidade, principalmente depois da implantação da ciclorrota Portão-PUC e da ciclofaixa da Rua Imaculada Conceição. “Ficou muito melhor, pois não precisamos mais andar junto aos carros, que às vezes não respeitam o ciclista”, lembra o pós-graduando Rodrigo Enoque. “Utilizo diariamente a bicicleta nos meus trajetos. A rede cicloviária da cidade está melhorando, muitos locais estão melhores iluminados e a segurança aumentou”, confirma o estudante de Turismo Ismael Gomes de Oliveira.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário