terça-feira, 24 de junho de 2014

CURITIBA - Crianças e adolescentes se divertem nos CRAS durante jogos da Copa

Centenas de crianças e adolescentes de todas as regiões de Curitiba têm aproveitado os dias de jogos na capital com atividades recreativas ofertadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A iniciativa é da Fundação de Ação Social (FAS), que integra o Comitê Local de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente no contexto dos megaeventos.
“Curitiba como uma das cidades-sede da Copa do Mundo vai receber durante junho e julho um grande número de turistas e, com o intuito de proteger nossas crianças contra o trabalho infantil e demais violações de direitos, criamos espaços de convivência protegidos”, afirma a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.
Dessa maneira, durante os quatro dias em que Curitiba recebe os jogos da Copa, os nove núcleos regionais da FAS estão promovendo atividades recreativas e lúdicas, os “Espaço Conviver” com a monitoria das equipes dos CRAS.
Durante o jogo entre Espanha e Austrália, que aconteceu nesta segunda-feira (23), na Arena da Baixada, os gêmeos Christian e Christopher, de 4 anos, foram um dos pequenos que aproveitaram a tarde de brincadeiras no CRAS Xapinhal, que fica na Regional Bairro Novo. “Tem pipoca e já pulei bastante na cama elástica. Depois eu e meu irmão vamos pintar e comer mais ainda”, planejou empolgado Christian.
Até quinta-feira (26), dia em que Curitiba recebe seu último jogo do mundial, Argélia x Rússia, serão quase 30 “Espaço Conviver” realizados na cidade e cerca de 3 mil crianças e adolescentes beneficiados.
Plantão Integrado
Com o objetivo de coibir e registrar casos de violação de direitos das crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo foi montado um plantão integrado no Liceu de Ofícios do Pilarzinho, da FAS, com a participação de diversos órgãos que compõem a Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes.
De acordo com a superintendente de planejamento da FAS, Jucimeri Silveira, o plantão concentra as denúncias e todo o encaminhamento de casos onde seja verificado algum tipo de abuso contra crianças e adolescentes. “Também preparamos o espaço para receber crianças e jovens encontrados em situação de risco. A ideia é que eles tenham um ambiente saudável até que cada caso seja analisado", explicou.
Além das equipes que ficam no Liceu, blitze educativas com a distribuição de materiais são realizadas no entorno da Arena da Baixada e da Fan Fest e também há o trabalho de abordagem dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).
O trabalho do Plantão Integrado vai funcionar durante toda a Copa do Mundo, que prossegue até o dia 13 de julho. A proteção dos direitos das crianças e adolescentes faz parte da agenda permanente da FAS e, por isso, os trabalhos de acontecem durante tempo integral. “Entretanto, durante megaeventos onde a cidade recebe muitos turistas, intensificamos a abordagem”, disse a superintendente.
A população pode fazer sua parte. Caso observe qualquer caso onde haja suspeita de abuso ou exploração infantil, a pessoa pode fazer denúncias através do Disque 100 ou ainda pela Central 156.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário