quinta-feira, 29 de maio de 2014

CURITIBA: Construção do metrô vai mudar região do Pinheirinho

A região do Pinheirinho ganhará impulso com a construção da primeira linha do metrô de Curitiba e será preciso organizar seu crescimento de forma sustentável. Esse impacto do metrô foi um dos temas discutidos durante a audiência pública para discussão da revisão do Plano Diretor, na noite desta quarta-feira (28). Mais de 200 pessoas estiveram no auditório da Rua da Cidadania do Pinheirinho, participando da construção e aperfeiçoamento do processo.
“Aqui onde estamos, a Rua da Cidadania do Pinheirinho, será uma das estações do Metrô, que terá, no subterrâneo o modal e, em toda a superfície um belo parque linear para o lazer das famílias”, contou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Sérgio Pires.
Ele explicou aos presentes que o Plano Diretor define as políticas públicas e abrange as grandes diretrizes que norteiam o desenvolvimento harmônico do município e sua região metropolitana. “É importante que cada um dos curitibanos contribua na revisão do plano com o olhar que tem sobre a cidade, para melhorar a vida de todos”, disse o presidente do Ippuc.
Para o presidente do Conselho de Saúde do Parque Industrial Claudio Ferreira, é hora de sugerir mais atenção às políticas de desenvolvimento social. “Alguns pontos são prioritários como a educação, segurança e saúde”, afirmou. O empresário Joelcio da Luz disse que a população tem obrigação de participar das audiências públicas. “A participação popular é importante. É o cidadão quem sabe para onde a cidade deve crescer. É quem conhece os benefícios e os problemas de uma cidade”, disse ele, lembrando que sua principal sugestão é sobre mobilidade e transporte. “Participei da Oficina nas Regionais e me sinto capacitado a identificar o que minha comunidade precisa. Queremos ciclovia nos bairros, pois é onde moram os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte de casa ao trabalho. O deslocamento e a circulação de pessoas devem ser revistos com carinho”, acrescentou.
O diagnóstico do Plano Diretor levantou alguns desafios, como a ampliação do acesso e a qualidade dos serviços públicos; habitação de interesse social em várias áreas; cidade mais verde e rios mais limpos; melhorar a infraestrutura existente; ampliar a integração metropolitana; valorização do patrimônio cultural; cidade mais segura; centro vivo e atrativo; menos carros nas ruas; veículos, bicicletas, pedestres e transporte convivendo harmoniosamente; desenvolvimento econômico e oportunidade de renda para todos e uma cidade mais humana, participativa e inovadora.
Participaram da Audiência Pública para a revisão do Plano Diretor no Pinheirinho o vereador Pedro Paulo, líder do prefeito Gustavo Fruet na Câmara Municipal de Curitiba; a administrador regional do Pinheirinho  Edgar Hauber; o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues e o superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rafael de Moura, além de líderes comunitários e a comunidade.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário