quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Paraná integra ações nacionais de enfrentamento à microcefalia

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, participou na terça-feira, em Brasília, de reunião da presidente Dilma Roussef com diversos governadores e vice-governadores para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, que é a má formação congênita de bebês, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. 

As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e na proteção de mulheres em período fértil e gestantes, sobretudo nos três primeiros meses de gestação. 

O mosquito transmite a dengue, febre chikungunya e a zika.Cida Borghetti disse que o Paraná será parceiro nas ações. De acordo com a assistente técnica da Rede Mãe Paranaense, Débora Bilovus Souza, o Paraná já conta com um procedimento para a investigação dos casos suspeitos de microcefalia.

Toda gestante com diagnóstico de microcefalia será considerada de alto risco e terá à disposição acompanhamento especializado pela Rede Mãe Paranaense. Esta confirmação, conforme explicou Débora, pode ser feita na ultrassonografia de rotina, no pré-natal, já a partir do terceiro mês de gestação.

Para a assistente técnica da Rede Mãe Paranaense isso reforça ainda mais a necessidade das futuras mães fazerem todos os exames e comparecerem a todas as consultas indicadas no pré-natal. 

Durante o encontro em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que foi montado no Ministério de Integração Nacional um centro de controle e avaliação de todas as ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Além disso, segundo ele, serão montados um centro regional em cada Estado, que será integrado a Brasília.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário