quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CURITIBA - No Outubro Rosa, mulheres são convocadas a fazer exames de câncer de mama e colo de útero

A Secretaria Municipal da Saúde espera aumentar em cerca de 70%, em outubro, o número de exames para detecção de câncer de mama e do colo do útero, em relação à média dos outros meses. Uma série de ações de conscientização acontecerá ao longo de todo o mês, como parte da programação do Outubro Rosa, que visa chamar a atenção para a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce. O lançamento da programação aconteceu na manhã desta quarta-feira (1), na Rua XV de Novembro, numa parceria entre Prefeitura de Curitiba, governo do Estado, Associação Comercial do Paraná (ACP) e empresas privadas.
A expectativa é que sejam realizados 13 mil exames em outubro – 73% acima da média mensal, que é de 7.500 exames. O tradicional evento de conscientização sobre o câncer de mama, que acontece anualmente na Boca Maldita, está marcado para o dia 15 de outubro.  
O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto do Câncer (Inca), estima-se que em Curitiba serão detectados este ano 910 novos casos. “É fundamental chamarmos as mulheres a refletirem e a fazerem do preventivo uma rotina, para detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento”, ressaltou a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro.
“Este é o quarto ano que nos envolvemos no Outubro Rosa e cada vez notamos mais interesse e vontade do empresariado em nos ajudar a divulgar a importância dos exames e de se tratar precocemente esta doença”, disse o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto.
Colo de útero
A Secretaria Municipal da Saúde vai aproveitar a atenção despertada pelo Outubro Rosa para conscientizar também sobre o câncer de colo do útero. As equipes das 109 unidades de saúde irão fazer busca ativa de mulheres com mais de 50 anos de idade que há mais de cinco anos não realizam o exame preventivo para detectar o câncer de colo de útero.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, todos os anos ocorrem na capital paranaense cerca de 50 mortes por câncer de colo de útero. “A estimativa é que 90% das mortes por câncer no colo de útero sejam de mulheres com mais de 50 anos, que muitas vezes deixam de coletar material para o preventivo. É fundamental que estas mulheres vão à unidade de saúde para fazer o exame”, alerta Massuda.
A porta de entrada para realização dos exames, como mamografia, sempre são as unidades de saúde. Quando a paciente faz a mamografia e recebe o diagnóstico positivo da doença, ela é encaminhada para um dos cinco hospitais de referência para o tratamento em Curitiba (Erasto Gaertner, Evangélico, São Vicente, Santa Casa e Hospital de Clínicas).  “É importante ressaltar que não há fila de espera nem para realizar o exame nem para o tratamento”, frisa o secretário.
Curitiba iluminada
A estufa do Jardim Botânico, assim como a Praça do Japão, Rodoviária e o prédio da Cohab, se iluminaram de cor de rosa na noite desta terça-feira (30), para marcar o início do Outubro Rosa, um mês de atividades dirigidas à prevenção do câncer de mama.
A Urbs também está participando da campanha com a divulgação de cartazes sobre o tema. Pelo menos 2 mil cartazes estão sendo afixados em ônibus, estações tubos e terminais. levando a mensagem da prevenção aos cerca de 2,3 milhões de passageiros transportados por dia.
Na tarde de terça-feira, a Secretaria da Mulher estacionou o ônibus Lilás (unidade móvel de atendimento à mulher) no Jardim Botânico, iluminado com a cor rosa, para levar informações sobre a campanha do Outubro Rosa de prevenção do câncer de Mama e sobre os direitos da mulher. Integrantes do Programa Pró Jovem da Secretaria Municipal da Educação montaram um ateliê de maquiagem, servidores da Secretaria Municipal do Abastecimento levaram a unidade móvel de segurança alimentar e nutricional e distribuíram o suco “rosa” (melancia, cenoura e limão). Alunos do curso de massoterapia do Instituto Federal do Paraná ofereceram sessões de massagens para as mulheres.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário